Agora veremos o início na visão dos povos que habitaram nosso país.
Vamos começar pelos Guaranis.
Nhanderuvuçú é o principal deus da religião guarani. Ele não tem uma forma humana, é apenas uma energia que sempre existiu,até mesmo antes do Universo,em meio ao caos. A energia não pode ser criada ou destruída e pode se transformar em outro tipo de energia.
Com a ajuda da deusa da lua,Araci, Nhanderuvuçú, criou o mundo. Ele vem para a Terra,mais especificamente,para um monte,na região do atual Paraguai.Lá ele cria tudo que existe na face da terra: oceanos,animais,florestas,estrelas etc.
Primeiramente, ele criou duas almas e delas surgiu a matéria (anhandeci). Em seguida,cria lagos,rios e oceanos e para protegê-los ,cria Iara, a senhora das águas. Para controlar o clima,tempo e o vento, cria Tupã, um mensageiro de Nhanderuvuçú, que se manifestava através de trovões. Já para a proteção da floresta e dos animais, criou Caaporã,mais conhecido como Caipora.
A primeira raça a ser criada foi o ser humano. Nhanderuvuçú faz estátuas de argila do homem e da mulher misturando vários elementos da natureza. Seus nomes eram Rupave, que significava "Pai dos povos" e Sypave,"Mãe dos povos".O deus sol sopra a vida e deixa na terra os espíritos do bem e do mal. E assim surge o Universo.
O início de tudo na visão dos povos Zo'é.
Já os Zo'é falam que havia diferentes tipos de seres humanos no universo. Dois deles eram inimigos e provocaram uma grande explosão, que causou um incêndio e logo após um dilúvio que dizimou os Zo'é. Mas os não-índios, os Kiharis, sobreviveram. Entre os Kiharis estava Nipuhan que recriou a espécie humana a partir dos ossos daqueles que não sobreviveram ao dilúvio. Essas pessoas são os ancestrais dos Zo'é.
Origem segundo os índios Kaingang
Clique no link abaixo