9° ano - Ensino fundamental II

Gabarito 2020 - 9° ano

07- alternativa D
08- Alternativa E
09- 
Alternativa C
A partir dos dados fornecidos, temos:
v = 20 m/s
S0 = 5m
t = 15s
A partir da função horária da posição para o movimento uniforme, temos:
S = S0 + v.t
S = 5 + 20.15
S = 5 + 300
S = 305 m

10-
Alternativa A
Do enunciado da questão, dados:
S0 = 15 m
S = 875 m
v = 2 m/s
A partir da função horária da posição para o movimento uniforme, podemos escrever que:
S = S0 + v.t
875 = 15 + 2.t
875 – 15 = 2.t
2.t = 860







Classificação das reações químicas

Vídeo 1

Vídeo 2

Balanceamento - vídeo


Exercícios de balanceamento


Respostas

Balanceamento - método "MACHO"



Jogo da Tabela Periódica

Clique aqui para jogar


Diagrama de Linus Pauling


Sensação térmica


Vídeo dilatação térmica nos sólidos


Dilatação térmica no cotidiano


Dilatação térmica dos gases


Mudanças de estado da matéria


Questões para revisão simulado - 1

Física
01- Um professor de educação física pediu que os alunos fizessem uma corrida de 50 metros e calculassem sua velocidade média. Nessa prática, um aluno percorreu todo o percurso em 10 segundos. A velocidade média dele em quilômetros por hora foi de
a) 500 km/h
b) 50 km/h
c) 18 km/h
d) 10 km/h
e) 5 km/h

02- Leia o texto e responda ao que se pede.
Isaac Newton e a lenda da maçã
A história da maçã de Newton apareceu pela primeira vez em Elementos da Filosofia de Newton, escrito por Voltaire e publicado em 1738. Neste livro, Voltaire – que admirava muito Sir Isaac e suas teorias – apresentou uma clara e admirável interpretação das ideias newtonianas.
A lenda da maçã foi espalhada pela sobrinha do cientista inglês, Catherine Barton Conduitt, e seu marido, que viveram com ele nos últimos anos de vida do cientista. Além disso, o próprio Newton contou ao estudioso William Stukeley ter sido inspirado por uma maçã caindo em seu quintal – e não em sua cabeça – a investigar a teoria da gravitação.
[...]
Disponível em: <http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/ 08/quem-foi-isaac-newton>. Acesso em: out. 2017. Fragmento.
A história da maçã, sendo ou não verdadeira, serviu para popularizar as leis de Newton. Qual alternativa apresenta uma situação relacionada com a terceira lei?
a) Um carro parado numa rua plana e horizontal não se movimentará se o motor não for acionado ou se alguém não o empurrar.
b) Um patinador no gelo, após iniciar seu movimento, continua em movimento retilíneo e uniforme, mesmo sem movimentar seus pés.
c) Se uma bola fosse jogada em uma rua plana e horizontal e tocasse o chão sem atrito, a tendência seria que ela seguisse sempre sem parar.
d) Quando um carro a certa velocidade é freado bruscamente, os passageiros continuam com a mesma velocidade que tinham antes da freada.
e) Quando um lutador do UFC acerta um soco no rosto do outro, ele aplica uma força no rosto do adversário, que, por sua vez, também aplica uma força sobre a mão do lutador.

03- Considere um automóvel como sendo um ponto material que viajava a 72 km/h. Ao encontrar um animal na pista, ele é freado e, em 5 segundos, reduz sua velocidade para 36 km/h. A sua aceleração média, durante a frenagem, em m/s2 (metros por segundo ao quadrado), foi de:
a) 2
b) –2
c) 6
d) 7,2
e) - 7,2

Química
04- A matéria pode apresentar-se, basicamente, em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Sabe-se que a matéria pode mudar de estado, dependendo do fornecimento ou da retirada de energia. 
Quando uma substância deixa o estado líquido e muda para o estado gasoso, ela sofre um processo de:
a) fusão.
b) sublimação.
c) solidificação.
d) vaporização.
e) condensação.

05 - Observe a tabela com atenção:


A tabela informa as temperaturas de fusão e ebulição, em °C, sob pressão de 1 atm, de alguns materiais. Com base nas informações da tabela, qual alternativa indica que os materiais estão no estado de agregação líquido à temperatura ambiente (cerca de 25 °C)?
a) Amônia e mercúrio
b) Oxigênio e metanol
c) Metanol, acetona e mercúrio
d) Alumínio, acetona e mercúrio
e) Amônia, acetona, mercúrio e alumínio

06- Observe o esquema.

No esquema, os átomos são representados por bolinhas. Cada uma delas corresponde a um elemento. A molécula é uma reunião de átomos iguais ou diferentes, com cada tipo de molécula correspondendo a uma substância.
Sobre o esquema apresentado, é correto afirmar que:
a) no sistema há dois tipos de substâncias compostas.
b) no sistema estão representadas 11 moléculas.
c) o sistema é uma mistura de 5 substâncias.
d) não há substância simples no sistema.
e) estão representados apenas 5 átomos.

Biologia

07- Há muitos séculos, a origem da vida no planeta intriga cientistas e estudiosos do assunto e, desde então, muitas teorias foram elaboradas para explicar a origem dos seres vivos. Entre as principais teorias sobre a origem da vida, destacam-se a abiogênese e a biogênese. Sobre essas teorias e seus defensores, é correto afirmar que:
a) a abiogênese, criada por Aristóteles, foi a primeira teoria de origem da vida e baseia-se na origem dos seres vivos a partir de outros preexistentes.
b) Louis Pasteur desenvolveu várias experiências que demonstraram a existência de um “princípio ativo” capaz de gerar vida de forma espontânea.
c) com as experiências de Francesco Redi, originou-se a biogênese, a qual aceita que uma forma de vida pode surgir apenas de uma vida preexistente.
d) a biogênese aceita que qualquer forma de vida se desenvolve a partir da matéria inanimada após ação de um princípio vital, ou “princípio ativo”.
e) segundo Spallanzani, defensor da abiogênese, a vida poderia surgir apenas a partir de matéria inorgânica presente nos oceanos da Terra primitiva.

08- Em 1924, Aleksandr Oparin, biólogo e bioquímico russo, publicou seu trabalho sobre a origem da vida, em que destacava as condições que ele acreditava existirem na atmosfera primitiva do planeta. De acordo com Oparin, a atmosfera primitiva era composta de gases simples que poderiam organizar-se e formar moléculas mais complexas, como os aminoácidos. Considerando a composição de gases da atmosfera primitiva descrita por Oparin, quais eram as fontes de carbono e nitrogênio, respectivamente?
a) Metano e amônia
b) Aminoácidos e amônia
c) Amônia e carboidratos
d) Metano e aminoácidos
e) Gás carbônico e proteínas.

09- Grande parte dos cientistas acredita na hipótese de que os primeiros organismos vivos do planeta eram muito simples, devendo ser unicelulares e com organização semelhante à das bactérias atuais. Além disso, acreditam que os primeiros seres vivos eram heterótrofos e deveriam adquirir alimentos dos oceanos primitivos. Considerando as condições da atmosfera primitiva, é possível que esses primeiros seres vivos obtivessem energia por meio da:
a) fermentação.
b) fotossíntese.
c) respiração aeróbica.
d) absorção luminosa.
e) oxidação de proteínas.

GABARITO:
Física
01-
Grupo 1 - capítulo 2
Alternativa C


02-
Grupo 2 · Capítulo 4
Alternativa E
Terceira lei de Newton: havendo uma ação, sempre haverá uma reação de igual intensidade e direção, mas em sentido contrário à força aplicada e agindo em corpos diferentes.

03-
Grupo 2 · Capítulo 3

Alternativa B

Química
04-
Grupo 1 · Capítulo 1
Alternativa D
Quando uma substância deixa o estado líquido e muda para o gasoso dizemos que ela sofreu vaporização.

05-
Grupo 1 · Capítulo 1
Alternativa C
Metanol, acetona e mercúrio são líquidos à temperatura ambiente, pois o valor de 25 °C é intermediário aos seus respectivos pontos de fusão e ebulição.

06-
Grupo 2 · Capítulo 2
Alternativa A
No sistema, há dois tipos de substâncias compostas:

Biologia
07-
Grupo 1 · Capítulo 1
Alternativa C
A abiogênese foi criada por Aristóteles no ano 322 a.C. Essa teoria aceitava que a vida seria originada de matéria inanimada que sofria ação de um “princípio vital” ou princípio ativo que transformava tal matéria em ser vivo. Além de Aristóteles, Needham também era defensor dessa teoria, que também é chamada de geração espontânea.
A biogênese se originou a partir dos experimentos realizados pelo médico italiano Francesco Redi. Entretanto, somente após as experiências realizadas por Louis Pasteur é que essa teoria passou a ser definitivamente aceita pelos cientistas até os dias atuais. Essa teoria é baseada na ideia de que um ser vivo só pode ser originado de outro preexistente. Além de Francesco Redi e Louis Pasteur, Spallanzani também foi um defensor da teoria da biogênese.

08- 
Grupo 1 · Capítulo 1
Alternativa A
Segundo Oparin, a atmosfera primitiva era composta por gases simples, como o metano (CH4), considerado a fonte primitiva de carbono, a amônia (NH3), fonte de nitrogênio, hidrogênio (H2) e vapor-d’água. Esses gases simples, combinados com as descargas elétricas, podem ter originado moléculas mais complexas, como os aminoácidos.

09-
Grupo 2 · Capítulo 2
Alternativa A
Na atmosfera primitiva, havia gases, como CH4 (metano), NH3 (amônia) e H2 (hidrogênio), além de vapor-d'água. Acredita-se que esses gases, em presença de descargas elétricas e da radiação ultravioleta, transformaram-se em matéria orgânica, alterando a composição dos oceanos primitivos, que ficaram ricos em nutrientes. Dessa forma, os primeiros seres vivos poderiam ser heterótrofos e utilizariam esses nutrientes para sua sobrevivência. Outro ponto importante é que não havia o gás oxigênio disponível na atmosfera primitiva, devendo o primeiro ser vivo ser heterótrofo anaeróbio, pois não necessita de oxigênio para sobreviver. Portanto, a fermentação seria o processo de liberação de energia, uma vez que não havia participação do gás oxigênio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário