Módulo 20 | Diversificação da vida
Exercícios de aplicação
1. Unicid-SP (adaptado)
Os coacervatos são estruturas microscópicas, esféricas, circundadas por moléculas orgânicas. Essas
estruturas, estudadas pelo pesquisador russo Aleksandr Oparin, representariam uma etapa importante
para a teoria sobre o processo que deu origem à vida na Terra.
a. Quais moléculas orgânicas constituem os coacervatos? Qual é a importância dos coacervatos para a teoria sobre a origem da vida?
Resposta: Proteínas. Os coacervatos podem ter dado origem às primeiras células procarióticas que se formaram no oceano primitivo da Terra.
b- O processo de origem da vida, por meio da formação dos coacervatos, se aproxima mais das ideias defendidas pela biogênese ou pela abiogênese? Justifique sua resposta.
Resposta: Pela abiogênese. Essa hipótese da origem da vida propõe que as primeiras células se formaram espontaneamente, e não a partir de células preexistentes.
Exercícios propostos
2. Explique com suas palavras qual o motivo para que nenhum método científico atual seja capaz de resgatar a história da vida.
Resposta pessoal. Comentem que a maioria as espécies que já foram extintas não deixaram vestígios fósseis para estudos. Ainda há muitas lacunas sobre a origem da vida e como ela se diversificou ao longo dos milhares de anos e que a diversidade hoje ainda não é inteiramente conhecida.
3- Faça um esquema no qual esteja representada a principal fonte de energia dos seres vivos, e como essa energia é transmitda e dissipada por meio da cadeia alimentar.
Para conferir - módulos 18 e 19.
1- D
2- V, F, V. V.
3-