terça-feira, 7 de setembro de 2021

Correção do módulo 20 - Biologia - 9º ano

 Módulo 20 | Diversificação da vida

Exercícios de aplicação

1. Unicid-SP (adaptado)

Os coacervatos são estruturas microscópicas, esféricas, circundadas por moléculas orgânicas. Essas

estruturas, estudadas pelo pesquisador russo Aleksandr Oparin, representariam uma etapa importante

para a teoria sobre o processo que deu origem à vida na Terra.

a. Quais moléculas orgânicas constituem os coacervatos? Qual é a importância dos coacervatos para a teoria sobre a origem da vida?

Resposta: Proteínas. Os coacervatos podem ter dado origem às primeiras células procarióticas que se formaram no oceano primitivo da Terra.

b- O processo de origem da vida, por meio da formação dos coacervatos, se aproxima mais das ideias defendidas pela biogênese ou pela abiogênese? Justifique sua resposta.

Resposta: Pela abiogênese. Essa hipótese da origem da vida propõe que as primeiras células se formaram espontaneamente, e não a partir de células preexistentes.


Exercícios propostos

2. Explique com suas palavras qual o motivo para que nenhum método científico atual seja capaz de resgatar a história da vida.

Resposta pessoal. Comentem que a maioria as espécies que já foram extintas não deixaram vestígios fósseis para estudos. Ainda há muitas lacunas sobre a origem da vida e como ela se diversificou ao longo dos milhares de anos e que a diversidade hoje ainda não é inteiramente conhecida.

3- Faça um esquema no qual esteja representada a principal fonte de energia dos seres vivos, e como essa energia é transmitda e dissipada por meio da cadeia alimentar.


Para conferir - módulos 18 e 19.

1- D

2- V, F, V. V.

3-

Módulo 20.

4- F, F, F, V.

5- abertos / organizados / complexos / mutação / recombinação /  genética.




Nenhum comentário:

Postar um comentário