quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Grupo 6 - Biologia - 9° ano

 A TEORIA DA EVOLUÇÃO NO SÉCULO XXI

Grupo 6 - Módulos 16 e 17 | Síntese moderna da evolução. Página 460

Exercícios de aplicação

1- Explique com suas palavras como se originou a síntese moderna da evolução.

Resposta pessoal. Sugestão de resposta abaixo.

A síntese moderna da evolução surgiu da combinação entre a teoria da evolução por seleção natural, elaborada por Darwin e Wallace, com o desenvolvimento da genética, área da ciência que estuda os genes, moléculas responsáveis pela variação de características entre indivíduos de uma mesma espécie, bem como pela herança dessas características ao longo de muitas gerações.

2- Este exercício colaborativo será realizado em pequenos grupos, divididos pelo professor. Primeiramente, leia o texto e discuta com o seu grupo sobre o experimento proposto. Em seguida, responda às perguntas. Ao final da aula, compartilhe com os colegas as impressões do seu grupo. (Devido as restrições de distância a atividade não foi realizada)

a. Os caracóis do sul e do norte diferem na eficiência de escape aos predadores – provavelmente há um componente genético nessa diferença; mas para comprovar isso novos experimentos são necessários. Considerando as diferentes; condições encontradas por esses animais em ambientes costeiros no norte e no sul, como a diferença em sua distribuição pode ser explicada?

Essa diferença pode levar a uma sobrevivência diferenciada. Se a predação é intensa abaixo da água, caracóis que se movem mais rapidamente para a parte superior do costão têm mais chances de sobreviver. Esses caracóis que sobreviveram têm maiores chances de se reproduzir. Esses resultados sugerem que seleção natural ocorreu, alterando o traço de “escape do predador”.

b. Que aspectos das características dos seres vivos são necessários para a seleção natural atuar?

Variação: há variação nas características dos indivíduos pertencentes à mesma população e também de populações diferentes. Hereditariedade: a variação nas características provavelmente tem uma base genética. Reprodução diferenciada: os indivíduos portadores das diversas variantes das características têm probabilidades diferentes de sobreviver e de se reproduzir.

3. Como é chamado o fator evolutivo que modifica as frequências de um alelo na população por causa de um evento repentino e aleatório?

a. Evolução.

b. Seleção sexual.

c. Mutação.

d. Adaptação.

e. Deriva gênica.


4. Cefet-CE

A teoria sintética da evolução ou neodarwinismo foi formulada, tomando como base as noções de Darwin acerca da seleção natural e incorporando noções de Genética. São fatores considerados nessa teoria

a. mutação gênica e recombinação genética.

b. seleção natural e uso ou desuso.

c. recombinação gênica e transmissão de caracteres adquiridos.

d. uso ou desuso e transmissão de caracteres adquiridos.

e. sobrevivência dos mais aptos e transmissão de caracteres adquiridos.


Exercícios propostos - página 461

5. UECE (adaptado)

Os conhecimentos genéticos foram associados aos pensamentos darwinianos na teoria moderna da evolução. Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre essa teoria.

( V ) A mutação e a recombinação gênica, associadas à seleção natural, podem ser utilizadas para compreender o processo evolutivo.

V ) A teoria moderna incorpora à seleção natural as explicações genéticas para explicar a origem da diversidade encontrada nas populações.

( F ) A seleção natural explica a origem das variações hereditárias enquanto a mutação e a recombinação gênica esclarecem sobre a permanência dessas variações na comunidade.


6. PUC-PR

Leia o texto a seguir:

A ameaça da erosão genética

Pesca excessiva do tucunaré na Amazônia está diminuindo a variabilidade de genes dessa espécie. Um estudo com o peixe tucunaré, muito consumido por populações do Norte do Brasil, mostra que a ação humana pode estar provocando o empobrecimento genético de suas populações.

FERRAZ, Mariana. A ameaça da erosão genética.

Entre os riscos gerados pelo empobrecimento genético das populações, destaca-se:

a. o aumento da competição entre indivíduos da mesma espécie gerando canibalismo.

b. a redução da capacidade de reprodução decorrente da seleção de características autossômicas dominantes.

c. a redução da variabilidade, importante garantia da sobrevivência da espécie, uma vez que permite a adaptação às mudanças no ambiente.

d. a deriva gênica, típica de populações com grande número de indivíduos que apresentam pouca variabilidade.

e. a seleção estabilizadora que escolhe indivíduos com características muito discrepantes entre si.


7-  A seleção natural possibilita os indivíduos com características benéficas sobreviverem às condições do ambiente. Essas características são resultado de alterações genéticas que, ao longo do tempo, podem resultar na adaptação das populações às condições ambientais. Explique com suas palavras que é adaptação e dê um exemplo.

Resposta: A adaptação é o resultado da ação da seleção natural, que agiu sobre a variabilidade genética da espécie. Uma adaptação é uma característica que resultou em alguma função “melhorada”, sendo comum em uma população e podendo aparecer de diferentes formas. 

Exemplos de adaptações: 

A ecolocalização em morcegos, uma adaptação para predar insetos; 

plantas que produzem toxinas para evitar que outras plantas cresçam por perto, reduzindo as chances de competição; 

mimetismo de insetos para fugir de predadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário